domingo, 26 de dezembro de 2010

Quem é visto, é lembrado

A tradição de ilustrar provérbios alemães é resgatada em exposição

Imigrantes alemães e seus descendentes mantiveram, durante muito tempo, uma prática de linguagem: o uso de provérbios em diálogos. Em poucas palavras, era possível expressar um pedido, um fato e, para muitos deles, uma verdade absoluta. A tradição, no entanto, ficou um pouco de lado ao longo dos anos. Com o objetivo de resgatar essa prática, abre hoje, na Biblioteca Central da Furb, a exposição Provérbios – Séculos de Ideias em Poucas Palavras.

Com abertura marcada para as 20h, a exposição vai recordar o uso dos provérbios não apenas na comunicação oral, mas também como parte integrante do cotidiano. Nas casas das família alemãs, era comum vê-los espalhados pelas casas, bordados em toalhas, impresso em pratos e até mesmo em quadros. Até o dia 28, no entanto, o público poderá ver as frases em um contexto diferente. Elas serão apresentadas de maneira lúdica, para atrair a atenção do público, no formato de instalações diversas.

– Os provérbios tradicionais ganharam uma roupagem contemporânea, com o uso de objetos que, de certa forma, dão significado ao texto – explica a curadora Marion Bubeck.

Entre estes objetos estão móveis antigos de brinquedos, confeccionados em madeira no início do século passado, uniformes de soldados alemães, cartas escritas na década de 1930, colagens, entre outros objetos e figuras. Os textos escritos em alemão integram a instalação através de uma técnica de caligrafia artística, com bico de pena, desenvolvida pelo calígrafo Sylvio Zimmermann Neto. Haverá placas com o texto traduzido para o português.

Segundo a presidente da ONG Associação de Cultura Popular de Blumenau, Taiana Haesler, parceira do projeto, o objetivo é justamente resgatar os valores e deixar registrado a prática, para caso um dia ela venha a desaparecer. Além do resgate, o trabalho visa ao incentivo da Língua Alemã, que se concretiza na Furb graças à parceria com a licenciatura em alemão, permitindo que os alunos usufruam do material tanto para pesquisa quanto como fonte para a prática do ensino da língua.

Tudo que é bom vem em três

Alle guten Dinge sind drei, ou “tudo o que é bom vem em três” em tradução livre para o português, foi o provérbio escolhido para ser tema da exposição. Isto porque o trabalho foi desenvolvido por três pessoas: a curadora Marion Bubeck, que arquitetou e concebeu as instalações; o calígrafo Sylvio Zimmermann Neto; e a pesquisadora Cristiane Soethe, responsável pela concepção textual do trabalho.

O material esteve no começo do ano na Fundação Cultural de Blumenau, no Centro de Cultura Popular. É a primeira vez que itinera por Blumenau e deve permanecer na Furb até o dia 28.
Serviço
Provérbios: Séculos de Ideias em Poucas Palavras - No Salão Angelim da Biblioteca Universitária, Campus I, Furb, Rua Antônio da Veiga, Victor Konder, Blumenau. Visitação de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h30min; sábados, das 8h as 17h. Até 28/10. Abre hoje, 20h.


Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Sylvio, Cristiane e Marion, por esta iniciativa.
O restage destes provérbios em muito nos auxilia no nosso cotidiano, nos dando uma luz e força nesta imensidão de dúvidas e caos.

Dieter Berner